A Educação Infantil em minha vida...
A Educação Infantil em minha vida...
Comecei a ensinar no começo dos anos 90...
Minha primeira escola foi a Escola Amor Divino no bairro do Jardim Jordão. Na época,a situação era bastante perigosa na área,pois , os bandidos dominavam a área,mas respeitavam os professores,mesmo assim, eu tremia de medo quando algum deles entravam na sala ...mas , continuava a dar minha aula e falava o mais natural possível com todos eles.Na época eu ensinava uma turma de primeira série muito trabalhosa ,mas gostava muito do desafio e seguia em frente.
Certo dia, fiz um ditado e a primeira palavra foi “boneca”. A maioria das crianças escreveram a palavra assim : o e a e eu logo percebi que eles não conheciam as consoantes e que ainda estavam iniciando a fase silábica...
Mas na realidade, a EDUCAÇÃO INFANTIL sempre esteve, mas presente em minha vida, pois, ensinei durante muitos anos estas turminhas do barulho!Jamais vou esquecer estes momentos maravilhosos que vivi e que estão para sempre guardados em meu coração.
A
educação infantil,
educação pré-escolar ou
educação pré-primária consiste na
educação das
crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório. É ministrada normalmente no período compreendido entre os zero e os seis anos de idade de uma criança. Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas - através de
atividades lúdicas e
jogos - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de
alfabetização.
Internacionalmente, à educação infantil ou pré-escolar corresponde normalmente o nível 0 definido pela
ISCED. Contudo, em alguns
sistemas educativos, este tipo de educação pode incluir a que é ministrada a crianças de idade inferior a três anos, portanto a um nível inferior ao do ISCED 0.
A educação infantil ou pré-escolar é ministrada em estabelecimentos educativos de vários tipos como
berçários,
creches,
pré-escolas,
jardins de infância,
infantários ou
jardins-escola.
Origem da educação infantil no Mundo
O modo de lidar com as crianças na
idade média era baseado em alguns costumes herdados da
Antiguidade. O papel das crianças era definido pelo pai. Os direitos do pai no mundo
grego que o pai, além de incluir total controle sobre o filho, incluía também de tirar-lhe a vida, caso o rejeitasse. No mundo
germânico, além do poder do pai exercido no seio da família, existia o poder
patriarcal, exercido pela dominação
política e
social. Nas sociedades antigas, o
status da criança era nulo. Sua existência no meio social dependia totalmente da vontade do pai, podendo, no caso das deficientes e das meninas, ser mandadas para prostíbulos em lugar de serem mortas, em outros casos, (as pobres) eram abandonadas ou vendidas. Com a ascensão do cristianismo, o modo de lidar com as crianças mudou, apesar da mudança ter sido um processo lento.
Maria Montessori foi uma das precursoras do tema.
Educação infantil
No Brasil, por volta da década de 1970, com o aumento do número de fábricas, iniciaram-se os movimentos de mulheres e os de luta por creche, resultando na necessidade de criar um lugar para os filhos da massa operária, surgindo então as creches, com um foco totalmente assistencialista, visando apenas o “cuidar”. Pois segundo Faria (1999, p.25). Se os anos 70 voltaram-se para a mulher, nos anos 80, essa mulher voltou-se para as crianças. Foram, em geral, as feministas intelectualizadas de classe média, e que eram contra a ditadura, que passaram a pesquisar sobre a infância e assessorar os governos progressistas que, atendendo às reivindicações populares, prometeram creches nas suas campanhas eleitorais.
A
educação infantil,
educação pré-escolar ou
educação pré-primária consiste na
educação das
crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório. É ministrada normalmente no período compreendido entre os zero e os seis anos de idade de uma criança. Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas - através de
atividades lúdicas e
jogos - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de
alfabetização.
Internacionalmente, à educação infantil ou pré-escolar corresponde normalmente o nível 0 definido pela
ISCED. Contudo, em alguns
sistemas educativos, este tipo de educação pode incluir a que é ministrada a crianças de idade inferior a três anos, portanto a um nível inferior ao do ISCED 0.
A educação infantil ou pré-escolar é ministrada em estabelecimentos educativos de vários tipos como
berçários,
creches,
pré-escolas,
jardins de infância,
infantários ou
jardins-escola.
Origem da educação infantil no Mundo
O modo de lidar com as crianças na
idade média era baseado em alguns costumes herdados da
Antiguidade. O papel das crianças era definido pelo pai. Os direitos do pai no mundo
grego que o pai, além de incluir total controle sobre o filho, incluía também de tirar-lhe a vida, caso o rejeitasse. No mundo
germânico, além do poder do pai exercido no seio da família, existia o poder
patriarcal, exercido pela dominação
política e
social. Nas sociedades antigas, o
status da criança era nulo. Sua existência no meio social dependia totalmente da vontade do pai, podendo, no caso das deficientes e das meninas, ser mandadas para prostíbulos em lugar de serem mortas, em outros casos, (as pobres) eram abandonadas ou vendidas. Com a ascensão do cristianismo, o modo de lidar com as crianças mudou, apesar da mudança ter sido um processo lento.
Maria Montessori foi uma das precursoras do tema.
Educação infantil
No Brasil, por volta da década de 1970, com o aumento do número de fábricas, iniciaram-se os movimentos de mulheres e os de luta por creche, resultando na necessidade de criar um lugar para os filhos da massa operária, surgindo então as creches, com um foco totalmente assistencialista, visando apenas o “cuidar”. Pois segundo Faria (1999, p.25). Se os anos 70 voltaram-se para a mulher, nos anos 80, essa mulher voltou-se para as crianças. Foram, em geral, as feministas intelectualizadas de classe média, e que eram contra a ditadura, que passaram a pesquisar sobre a infância e assessorar os governos progressistas que, atendendo às reivindicações populares, prometeram creches nas suas campanhas eleitorais.
MIRTHS CAVALCANTE
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