Quando uma pessoa perde algum membro do corpo, no lugar é posto uma prótese mecânica. Essa prótese responde a qualquer impulso nervoso, virando um substituto ideal, com a vantagem de ser mais resistente.
As próteses podem também ser internas, para substituiçao de articulações ósseas. Geralmente são prescritas por médicos, odontólogos, veterinários, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Normalmente construídas/projetadas por engenheiros.
Uma prótese substitui um membro ou uma parte do organismo (prótese de mão, prótese de membro inferior), enquanto um implante acrescenta volume ou função a algo que já existe (implante mamário, implante peniano).
Próteses odontológicas
São elaboradas em Laboratórios Protéticos pelos Dentistas e Técnicos Prótese Dentária, devidamente formados e diversos.
Prótese de Silicone
A prótese de silicone tem sua indicação em pacientes que apresentem mamas pequenas (hipotrofia mamária) ou que após a fase de amamentação tiveram redução do tamanho da mama, sem que houvesse queda da mesma.
Atualmente sabe – se que a inclusão da prótese de silicone (implante de silicone)não aumenta o risco de câncer de mama nem tampouco promove o desenvolvimento de doenças auto – imunes como se pensava. Como a evolução das técnicas de exames de imagem para o rastremento do câncer de mama, a presença da prótese de silicone não influencia no diagnóstico precoce de doenças mamárias, inclusive do câncer de mama.
Quanto tempo dura uma prótese de silicone?
Com o aumento da qualidade das próteses de silicone, o intervalo para a troca vem se tornando cada vez mais longo. O que indica o momento para a troca da prótese é o endurecimento progressivo da cápsula que se forma ao redor da mesma. Esta cápsula tende a deformar a prótese e, em alguns casos, pode causar dor. O tempo médio para a troca da prótese é de 15 a 20 anos.A cirurgia de inclusão de prótese de silicone pode ser realizada com anestesia local e sedação na maioria dos casos e eventualmente com anestesia geral.
Existem três tipos principais de vias de acesso para a colocação da prótese.
Inframamária – pelo sulco mamário
Periareolar – Através de uma incisão semicular na borda da aréola
Axilar – através da prega axilar.
Onde é colocada a prótese de silicone?
A localização da prótese de silicone pode ser embaixo da glândula ou abaixo do músculo. Cada método tem suas vantagens e desvantagens, devendo ser a escolha feita em conjunto pelo médico e o paciente.As próteses de mama podem variar de forma, de conteúdo e de superfície. A forma pode ser redonda (baixo, moderado, alto), anatômica ("gota") e cônica. O conteúdo pode ser de silicone ou de soro fisiológico. A superfície da prótese pode ser lisa ou texturizada.O quanto custa uma prótese de silicone varia de acordo com suas especificações
Embora raro, podem ocorrer algumas complicações com a cirurgia de implante de prótese mamária, como contratura da cápsula que é formada ao redor doimplante mamário e problemas anestésicos, além de hematoma, extrusão da prótese e infecção.
No pós operatório imediato o resultado é bastante evidente, embora, o definitivo é esperado com 6 meses de pós operatório.
PROTESE PANTURRILHA : DEFINIÇÃO E BELEZA DAS PERNAS
Diariamente milhares de brasileiros freqüentam as academias de ginástica em busca de um corpo “sarado e definido”. Entre as regiões mais exercitadas pelos praticantes de musculação , encontra-se a musculatura da panturrilha.
O musculo panturrilha possui fundamental importância na estética dos membros inferiores, e quando desenvolvido , proporciona definição e beleza ao praticante de atividade física. Homens e mulheres buscam aumentar panturrilhas por motivos geralmente diversos. Enquanto o público masculino busca a cirurgia plástica para enfatizar a musculatura e visual atlético da panturrilha, as mulheres geralmente o fazem para obter um equilíbrio anatômico, de modo a tornar a perna mais proporcional com a cintura e quadril. O problema é que em muitos casos, mesmo que voce faça milhares de exercicios para aumentar a panturrilha , você verá pouco ou nenhum resultado, se a sua genética não for favorável.
Prótese ocular
Próteses controladas por ondas cerebrais serão testadas em humanos
Um avanço revolucionário nas próteses de membros nos tornará capazes de controlá-los usando o cérebro – como nossos braços ou pernas naturais. Cientistas do Laboratório de Física Aplicada John Hopkins e da Agência de Projetos de Defesa Avançada (Darpa), nos Estados Unidos, se uniram para criar a Prótese de Membro Modular (na sigla em inglês, MPL) com interface para o cérebro.
O membro em questão (seja uma perna ou um braço) é controlado por cursores de computador implantados no cérebro do usuário, e pode até mesmo simular o toque, fazendo com que estímulos sejam enviados do membro até o córtex sensorial.
Nos próximos dois anos, o protótipo deverá ser testado em humanos e os cientistas irão averiguar se ele realmente é prático e de aparência mais natural, podendo ser controlado pelos pensamentos do usuário.
O MPL tem 22 graus diferentes de movimento e permite que seus dedos sejam controlados de forma independente. Seu peso também é similar ao de um braço ou de uma perna humana.
A MPL é a primeira prótese que pode ser usada por pacientes que tenham sofrido lesões na espinha, já que se conecta diretamente no cérebro. Resta saber como é feito o implante dos sensores na cabeça dos usuários.
Próteses Dentárias (descrição)
- A perda de dentes pode ser provocada pela cárie, doenças das gengivas e por traumatismos (as doenças das gengivas são a principal causa). Quando faltam dentes, os que estão ao lado e os oponentes tendem a mover-se para o espaço livre provocando todo o tipo de desequilíbrios nas arcadas dentárias. Também se dá a reabsorção do osso alvéolar (desaparecimento, por absorção pelo organismo), que é o osso esponjoso onde estão implantadas as raízes dos dentes. Para restaurar as funções: mastigatória, estética e fonética, e minimizar os efeitos acima referidos, fazem-se as próteses dentárias, vulgo dentaduras. Colocam-se os chamados dentes postiços.As próteses dentárias podem ser removíveis (o paciente pode retirar a dentadura sempre que o desejar) , ou fixas (cimentadas na raiz do dente ou na coroa devidamente preparada, ou ainda aparafusadas a implantes e só o dentista as poderá remover) . Ambas as próteses podem ser parciais ou totais (as fixas só podem ser totais quando se usam implantes dentários para a sua fixação).
A reposição breve dos dentes em falta, através de prótese dentária adequada, é fundamental para a estabilidade de todos os demais. Se o lugar do dente ausente for na zona da frente, acresce o problema estético. Fica feio um espaço escuro no meio de um conjunto claro, como aquele que é formado pelos dentes alinhados.
Prótese dentária removível (Acrílicas e Esqueléticas)
- As próteses removíveis podem ser parciais e totais. As parciais removíveis são totalmente em acrílico ou têm parte metálica chamada esqueleto e destinam-se a substituir um ou mais dentes. Estas últimas são conhecidas como esqueléticas. As próteses dentárias esqueléticas cobrem uma porção menor da boca, devido à robustez da sua parte metálica. Usa ganchos nos dentes para se manter no lugar. Isto pode resultar num problema estético, se o gancho ficar muito visível.As próteses dentárias parciais removíveis em acrílico são as mais baratas e deveriam ter apenas um carácter temporário. No entanto são as mais usadas por razões sócio económicas. Este tipo de prótese é mantida na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam. Apoia-se nos tecidos moles e no caso de algumas esqueléticas também nos dentes naturais ainda presentes.
As próteses dentárias totais removíveis, mais conhecidas como dentaduras, são normalmente em acrílico e destinam-se à substituição de todos os dentes. São suportadas apenas pelos tecidos moles e estrutura óssea subjacente.prótese acrílica superior de 13 dentes Mantém-se na boca pela acção conjunta de pequenas retenções da anatomia do que resta do osso alvéolar, da língua, dos músculos faciais, e no caso da prótese superior, do efeito de vácuo entre a superfície interna da prótese e o palato (céu da boca). A retenção destas próteses é muito problemática quando há uma reabsorção quase total do osso alvéolar. Nesta situação a única solução é recorrer aos implantes.
Os dentes utilizados quer nas parciais quer nas totais são normalmente dentes pré-fabricados em acrílico. Podem eventualmente ser usados dentes pré-fabricados em porcelana a pedido do paciente. Haverá um custo acrescido neste caso. Os dentes de porcelana têm a vantagem de resistirem muito mais ao desgaste, terem um aspecto mais natural e não sofrerem alterações na cor com o tempo. Por outro lado são muito mais caros e difíceis de reparar quando se partem e levam a uma maior reabsorção do que resta do osso alvéolar por serem mais duros. Há porém que ter em consideração que as próteses removíveis têm um período de vida limitado pelas contínuas alterações da boca e pela degradação dos materiais empregues.
A única vantagem aparente da prótese removível sobre a prótese fixa é de ordem económica. Se considerarmos a sua menor duração e a potencialidade de levar à perca de mais dentes num período curto de tempo, fácilmente compreenderemos que nem essa vantagem existe. Este tipo de prótese só pode ser considerada uma solução temporária. (refª protesedentaria.org)
A única vantagem aparente da prótese removível sobre a prótese fixa é de ordem económica. Se considerarmos a sua menor duração e a potencialidade de levar à perca de mais dentes num período curto de tempo, fácilmente compreenderemos que nem essa vantagem existe. Este tipo de prótese só pode ser considerada uma solução temporária. (refª protesedentaria.org)
Prótese dentária fixa (Coroas e Pontes)
- As próteses fixas são constituídas por coroas, pontes e próteses totais suportadas por implantes.As coroas dentárias são capas que se destinam a reconstruir a coroa natural do dente parcialmente destruído. Implica a existência de parte da estrutura do dente que se propõe reconstruir e ao qual será cimentada. Quando tal não acontece, a coroa pode ser fixa a um implante dentário através de um parafuso ou cimentada.
Coroa Richmond - No caso de só restar a raiz do dente natural (por exemplo quando o dente parte pela raiz), a coroa artificial pode ser feita com uma extensão que entra pelo canal pulpar (canal do nervo) existente no interior da raiz. Também pode ser construída em duas partes, um poste que entra na raiz e uma coroa (capa) envolvendo o poste.
A ponte dentária é uma restauração protésica destinada a substituir um ou mais dentes, apoiando-se em dentes vizinhos ao espaço desdentado. Os elementos que ficam suspensos são denominados ponticos.
Os avanços da dentistria permitem hoje uma nova opção, a coroa ou ponte apoiadas em implantes. Nestes casos não é necessário recorrer aos dentes remanescentes para a retenção e apoio da ponte. Do mesmo modo, para a colocação de 1 único dente, já não é preciso fazer uma ponte apoiada nos dentes adjacentes ficando este dente artificial preso ao implante que lhe subjaz.
Todos estes elementos de restauração e substituição dos dentes devem ser feitos em laboratórios de prótese dentária. É preciso não confundir estes trabalhos com as coroas acrílicas (os chamados pivots) que por vezes são aplicadas pelos dentistas com objectivo temporário e não têm qualificação nenhuma para serem consideradas como um tipo de restauração fixa permanente. A prótese dentária fixa é a opção ideal nos casos em que faltam poucos dentes, não só pelo conforto como pela estética, embora seja mais cara que a prótese removível. As coroas e pontes metalo-cerâmicas são feitas com uma estrutura interna em metal que lhes dá robustez e recobertas de cerâmica com a tonalidade dos dentes do paciente. Também poderão ser só de cerâmica, o que confere uma melhor estética. (ler mais ---»»»)
Implante dentário
- Os implantes dentários utilizam-se em casos de perda de um ou mais dentes quando se pretende efectuar próteses fixas. Nestes casos funcionam como raízes naturais. Usam-se ainda no caso de doentes desdentados em que a estrutura óssea e a mucosa bucal não permitam a utilização de uma prótese total com conforto e estabilidade. Aqui funcionam como retentores da prótese. É efetivamente no caso de pessoas sem dentes, que os implantes mais contribuem para uma melhoria radical na qualidade de vida. Aquela dentadura que comprometia a mastigação e até o sorriso passa a ser coisa do passado. A nova dentadura retida no lugar pela força dos implantes leva ao ponto do utente pensar que tem dentes naturais. Recupera a confiança e a auto-estima. Leia mais na página sobre Implantes Dentários.Como se fazem as Próteses Dentárias
- Para se poder fazer uma prótese dentária, o paciente tem que primeiro tratar dos dentes no dentista. Como é óbvio não se vai pôr uma prótese dentária numa boca com cáries. Depois deste procedimento o dentista tira uma impressão (molde) da boca, em cima e em baixo. É indolor e o único desconforto é o tempo de espera até que o material de impressão endureça. Os moldes seguem para um laboratório de prótese dentária onde um técnico de prótese dentária verte gesso para dentro deles, de modo a obter um modelo que replica a boca do paciente. É com os modelos obtidos que começa o trabalho da prótese dental. Podem ser necessárias várias provas antes de finalizar o trabalho. A cada uma dessas provas, o paciente é chamado ao consultório do dentista. Finalmente chega o dia da entrega e colocação da prótese dentária. Básicamente são estes os procedimentos normais. Acontece por vezes ter que se repetir o primeiro passo da impressão ou moldagem, quando se deteta algum defeito na impressão ou no caso de extrações muito recentes.Conselhos aos portadores de próteses dentárias
- Passar a usar uma prótese dentária pode trazer algum desconforto inicial durante a fase de adaptação e exige alguma boa vontade do paciente que será naturalmente recompensado, passado este período inicial. Certamente que o desconforto e a desvantagem da falta de dentes é muito superior e o paciente deverá ter isso em consideração. A opção por cada tipo de prótese depende de aspectos clínicos e económicos.Os primeiros dias:
- tente usar a sua prótese durante a maior parte do tempo. A adaptação será mais rápida.
- o aparelho parecerá incomodar, terá náuseas, a saliva será mais abundante, a pronúncia soará estranha. Todos estas perturbações são passageiras e desaparecem com o tempo.
Um comentário:
Mirths, adorei saber tudo sobre as próteses, parabéns pelo post!!Adoraria colocar uma na panturrilha rsrs ou no bumbum !
Boa páscoa !!
Beijos , Sheyla.
Postar um comentário