A VAIDADE MASCULINA :
Desde a antiguidade e até nos dias atuais ,muitos homens são METROSSEXUAIS e não se dão conta! Entre os séculos XIV E XVI eles já usavam perucas, meias ligadas,enfeites em demasia,aneis,e até pó de arroz!!Claro que para a época ,isso era comum entre a nobreza...
Metrossexualismo é coisa antiga ou não?
A Metrossexualidade' ou o metrossexualismo, logo o metrossexual: é um termo originado nos finais dos anos 1990, pela junção das palavras metropolitano e sexual, sendo uma gíria para um homem urbano excessivamente preocupado com a aparência, gastando grande parte do seu tempo e dinheiro em cosméticos, acessórios, roupas e tem suas condutas pautadas pela moda e as "tendências" de cada estação.
Foi usado pela primeira vez em 1994 pelo jornalista britânico Mark Simpson e foi aproveitado pelas revistas masculinas britânicas e norte-americanas para fazerem desta definição o seu público-alvo. Depois da sua utilização ter decrescido nos EUA, o termo foi re-introduzido em 2000 a par da diminuição dos tabus relativos à cultura gay (e com a qual este termo era frequentemente confundido).
Desde a Antigüidade a beleza masculina já era sinônimo de força, saúde, poder, liberdade e admiração. Retratados em obras de pintores famosos como “A criação de Adão” de Michelangelo e esculpido em mármore como a obra de “David”, a imagem da beleza masculina ainda é vista em corpos esculturais quase perfeitos, atléticos, fortes e bem tratados, associado ao sucesso entre as mulheres e considerado um atributo a mais para o destaque profissional.
A partir das antigas civilizações como os povos egípcios, romanos e gregos que através da arte demonstraram sua cultura, costumes e mudanças de comportamento, notamos que a beleza masculina era relacionada à liderança e tratada como símbolo de veneração e adoração.
As mulheres sempre lutaram pela autonomia e pela igualdade e as conquistas que obtiveram através dos tempos, criaram um conceito e uma visão da realidade que aos poucos é transmitida para os homens modernos, e as tarefas antes vistas como uma obrigação feminina, como cozinhar e cuidar da casa, hoje também são realizadas por eles. Essa mudança no comportamento afeta o contexto social, e contribui para que a preocupação com a aparência não se limite às mulheres, mas dá abertura e liberdade para que os homens tenham acesso a esse mercado cosmético e estético, mesmo que ainda sintam-se constrangidos.
Atualmente é notório e perceptível, o crescimento da indústria cosmética e dos investimentos nas academias de ginástica e nas clínicas de tratamento estético destinados a esse público, já que aumenta cada vez mais o número de homens que buscam satisfação, juventude e perfeição diante do espelho.
Ser bonito e bem cuidado inspira confiança e credibilidade e é fundamental no primeiro contato, seja numa entrevista de emprego, ou numa paquera.
A beleza agrega tanto na vida pessoal, quanto profissional, pois aumenta o ego, melhora o bem-estar e a auto-estima, além de facilitar nas conquistas.
A cada ano que passa a preocupação com a vaidade entre os homens está aumentando, associada ao sucesso e a busca de maiores oportunidades.Em 2006 as pesquisas já mostravam que 71% dos homens consideravam importante ter os cabelos bem tratados, 58% já se preocupavam com a limpeza do rosto, 76% já gostavam de cuidar das unhas, 40% compraram alguma peça de roupa no período inferior a um mês, 68% admitiram a hipótese de fazer uma cirurgia plástica para corrigir ou melhorar a aparência e dessa forma, contribuíram e inseriram-se no mercado estético, segundo a pesquisa da Adonis Report, realizada pela 2B Brasil Marketing.
O Brasil é o sexto mercado mundial em consumo de cosméticos pelo público masculino, que hoje representa 16% dos consumidores, o dobro do percentual registrado no início dos anos 90, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). As cirurgias plásticas e estéticas também estão atraindo a clientela masculina entretanto, os homens exigem qualidade, conforto e satisfação no resultado, quando procuram esses serviços.
As empresas e as clínicas estéticas procuram fidelizar esse público masculino oferecendo confiança e discrição a seus clientes.
O reflexo do espelho
A beleza imposta pela mídia e propagada por meio da globalização é outro fator importante para o avanço na indústria cosmética e estética, pois propõe um perfil padrão tanto para as mulheres, quanto para os homens que se espelham em artistas famosos para tentar se adequar as exigências da sociedade. Porém, o rótulo de “metrossexual” nos dias atuais é representado por homens que quebram tabus, procuram aliar conforto e bom gosto no vestuário, sabem se cuidar, estão familiarizados em diversos assuntos, e que apesar das críticas são másculos e heterossexuais.
O homem moderno
Cuidar da aparência é importante sim, mas o fundamental é manter a saúde e o bem-estar, aliada a boa forma física. Vale a pena lembrar o mito de Narciso que afogou-se por gostar de contemplar a sua beleza refletida num lago, e por não notar mais nada a sua volta.
Contudo, o homem moderno e inteligente sabe dosar dos benefícios que a inovação traz sem se preocupar com as críticas e sem se frustrar, quando o que lhe interessa realmente é agradar as mulheres e a si mesmo.
Foi-se o tempo desta afirmação hipócrita...E isto se deve - e muito - às mulheres. Os homens estão percebendo que vaidade não tem nada a ver com o sexo, e sim com o bem-estar da alma. Evidente que ainda há muita resistência, mas os homens estão percebendo que estar com uma aparência melhor e em dia com o espelho e guarda-roupa demonstra um grande respeito pela saúde tanto física quanto emocional.
Com isto todos ganham. A produtividade e vitalidade aumentam, provocando uma certa euforia interna que será revertida em bônus altamente positivos no convívio familiar, social e, principalmente, no trabalho.
Estar de bem com o corpo e com a cabeça só poderá trazer coisas boas. Atualmente, o número de homens que vêem buscando auxílio para emagrecer é muito grande. Uma recente pesquisa revelou que os homens já são responsáveis por 40% do faturamento nas lojas dos Shoppings Centers. Detalhe: no departamento de vestuário.
Esta é uma grande e gratificante notícia. Eles nos entendem...E agora, ainda mais...
Fonte:wikipédia
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