terça-feira, 1 de maio de 2012

História do Dia do Trabalho

Sempre sonhei em trabalhar e ganhar meu dinheiro...
Comecei a trabalhar aos 14 anos como babá de duas meninas ,uma de oito anos e outra de dois anos.
Nice e Neide eram de belezas diferentes ,crianças cheias de saúde e alegria,bastante tranquilas...
Eu gostava muito de cuidar das meninas,catava piolhos,penteava os cabelos, dava banho...
Com a conclusão do magistério , comecei a trabalhar no ano de 1990 na ESCOLA AMOR DIVINO e daí por diante nunca mais parei...

DEUS É FIEL E AJUDA QUEM TRABALHA!!
HOMENAGEM A TODOS OS TRABALHADORES QUE ACORDAM CEDO E SAEM PARA A BATALHA TODOS OS DIAS PARA TEREM UMA VIDA DIGNA E MELHOR.PARABÉNS!!
E AOS PREGUIÇOSOS:
Provérbios 6:6

História do Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

    -


     

    "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, olha para os seus caminhos, sê sábio". Vê como trabalha, como é diligente e previdente, ajuntando que comer.prov-6.6
    .


    Os Operários de Tarsila do Amaral

    Tarsila do Amaral pintou "Operários" em 1933, após uma viagem à URSS. O quadro retrata diversos rostos de operários com uma fábrica ao fundo. É interessante notar que a artista pintou vários rostos de personalidades intelectuais e artísticas, como Mário de Andrade, Anita Malfadi, Plínio Salgado e Oswald de Andrade, talvez demonstrando que todos são "operários" em uma causa. Tarsila foi a primeira artista plástica da época a explorar temas sociais.

     













     







    "

    Nenhum comentário: