domingo, 2 de setembro de 2012


Maria Montessori é homenageada pelo Google em Doodle
Carolina RibeiroDa redação

Doodle desta sexta-feira (31) comemora o 142° aniversário da educadora e médica Maria Montessori. Para homenageá-la, o Google substituiu as letras do logotipo da página inicial de buscas por puzzles feitos pela educadora, que chegou a ser indicada algumas vezes para o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho de tentar promover a paz mundial através da educação.
Educadora e médica Maria Montessori ganha homenagem do Google (Foto: Reprodução/Google)Educadora e médica Maria Montessori ganha homenagem do Google (Foto: Reprodução/Google)
Ela nasceu no dia 31 de agosto de 1870 em Chiaravalle, na Itália, e morreu em 1952, na Holanda, com 81 anos. Contrariando a vontade de seus pais, ela decidiu estudar medicina na Universidade de Roma e ficou conhecida como a primeira mulher italiana formada nesta profissão. A psiquiatra se dedicou à crianças com retardo mental e criou o método montessori de aprendizagem, que consiste em usar cubos, placas e barras para ajudar a criança no desenvolvimento da inteligência, concentração e criatividade. A peculiaridade desta técnica está no saber construído pelo jovem com o suporte desses objetos e não um aprendizado "forçado" pelo professor.
Maria Montessori (Foto: Reprodução/Google)Maria Montessori (Foto: Reprodução/Google)
Doodle de puzzle
O Doodle faz referência ao método desenvolvido por Montessori no início do século XX para crianças com o objetivo de desenvolver a criatividade delas por meio de puzzles. A técnica, que ainda é usada no mundo, estimula as capacidades sensoriais e intelectuais dos mais jovens. Entre as suas principais obras estão "A Descoberta da Criança" (1909), "O Método Montessori" (1912) e "Desenvolvimento do Método Montessori" (1917).

Nenhum comentário: