Ser estilista não é só criar roupas!
Ser estilista não é só criar roupas!
Se você está entre as nove de cada dez meninas que pensam, pretendem ou sonham em fazer carreira no mundo da moda, muita calma nessa hora porque nem só de flahs, festinhas e celebridades ele é feito.
Trabalhar nesse mercado é gratificante, gostoso e muito, muito complicado. Para quem está disposta a encará-lo só porque tem um gosto diferenciado e adora comprar roupas, é melhor rever seus conceitos e opções, porque ralar muito é o grande negócio de quem trabalha com moda. E se o caso for achar que não precisa estudar muito, aí que tudo piora porque como toda profissão a perfeição e o sucesso vem com a teoria, muito muito trabalho, muito muito estudo e muita tentativa e prática.
Agora, mesmo sabendo disso, você cotinua disposta a entrar nesse universo? Ótimo, porque muitas coisas boas também fazem parte dele.
O mercado brasileiro de moda movimenta em média 25 bilhoes de dolares por ano. Além disso, foi-se o tempo em que o profissional se resumia à área de criação.
Para atender esa demanda bilionária o mercado teve que se multifacetar e novos profissionais tiveram que surgir para tornar tudo isso viável. Entre as novas profissões, executadas por profissionais de moda, citarei algumas com perfis diferentes, agora é só ver qual se encaixa melhor com você e estudar muito, heim!
Estilista
Essa é a mais popular e antiga de todas elas. Nela o profissional pode trabalhar como autónomo ou ser contratado por alguma empresa, que já tem um segmento pré estabelecido como jeans, praia, enfim...
Necessário: Muita criatividade, conhecimento em caimento de tecido, desenhos, modelagem e acabamento.
Salário: Varia muito, mas uma média de três mil reais quando trabalha numa empresa grande e já tem experiência suficiente.
Modelista
A idéia bem prática para traduzir o trabalho da modelista é passar para o papel o croqui do estilista. Ou seja, fazer o molde para fabricar a peça piloto e a partir daí preparar em escala.
Necessário: Muta paciencia, habilidade com geometria já que trabalha-se muito com réguas.Conhecimento em tecido e caimento dele também é fudamental.
Salário: Em média dois mil, agora detalhe, a profissão de modelista é super carente de bons profissionais, portanto, trabalho não falta.
StylistÉ a pessoa que cria o conceito que os editorias de moda traduzem sobre as tendências que virão.
Ou seja, é a pessoa que pega as peças de roupas, mistura com acessorios e cenário, e deixa tudo lindo com cara de desejo.
Necessário: Muita informação, ser atenta ao que acontece nas passarelas e nas ruas e muita determinação já que esse ramo é totalmente free-lancer.
Salário: Quando conquistado um nome e respaldo, o trabalho fica em média cinco mil reais. Mas até lá demora um temppo para criar seu nome e passar crediblidade.
Jornalista de Moda
Opina nas coleções de algumas marcas, da dicas de moda em revistas e sites especializados e ainda traduzem para os leitores, tudo que virá a ser tendência.
Necessário: Além da formação acadêmica, ser atenta, ter inglês fluente e ler muito.
Salário: Varia muito de veículo para veículo.
Marketing de Moda
É responsável pela imagem da marca. Para isso, elabora estratégias de vendas e ações. Ou seja, tem que saber onde extamente a marca deve atuar para atingir seu público alvo.
Esse profissional é super bem requisitados tanto pelas grandes marcas, quanto pelas menores.
Necessário: Saber trabalhar em equipe, ser atento ao mercado em geral e ter criatividade de sobra.
Designer de estamparia.
Esse profissional atua diretamente na produção e elaboração do tecido. Ele é responsável pelas estampas que a empresa ou os clientes determinam.
Para garantir um excelente trabalho, o designer de estamparia precisa ter criatividade de sobra, pesquisar muito e claro, dominar os programas de computador que geralmente são usados.
O mais bacana dessa área, é que por ser um tanto que "complicada" para alguns, a oferta de trabalho é enorme e os salários são excelentes, já que existe a flexibilidade dependendo da empresa desse profissional atuar na formatação do site da marca, no tratamento das imagens utilizadas como catalogos por tanto, na programação visual da marca.
Como citei no começo o mercado de moda é vasto e necessita de excelentes profissionais em diversas áreas tais como fotografia, designer, propaganda...enfim.
Criar um bom produto e uma boa imagem requer muito trabalho.
Mas, em compensação a oferta também é enorme e está aí pra quem estiver disposto a ralar muito!
3 comentários:
Oi, querida,
Retribuindo a visita. Já virei seguidora, e amei saber das diferenças entre as profissões. Siga seu sonho , sempre.
Beijos e uma boa semana,
Sheyla.
Sou nova nas Blogueiras Unidas e estou começando visitar as colegas,
seu blog é muito lindo já estou seguindo e convidando você a visitar o meu.
abraços e uma linda segunda feira
Bete
Oi linda gostei daki, estou te seguindoo ..
me segue de volta ???
http://garotasestilosas123.blogspot.com.br/
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