A Educação Infantil em minha vida...
A Educação Infantil em minha vida...
Comecei a ensinar no começo dos anos 90...
Minha primeira escola foi a Escola Amor Divino no bairro do Jardim Jordão. Na época,a situação era bastante perigosa na área,pois , os bandidos dominavam a área,mas respeitavam os professores,mesmo assim, eu tremia de medo quando algum deles entravam na sala ...mas , continuava a dar minha aula e falava o mais natural possível com todos eles.Na época eu ensinava uma turma de primeira série muito trabalhosa ,mas gostava muito do desafio e seguia em frente.
Certo dia, fiz um ditado e a primeira palavra foi “boneca”. A maioria das crianças escreveram a palavra assim : o e a e eu logo percebi que eles não conheciam as consoantes e que ainda estavam iniciando a fase silábica...
Mas na realidade, a EDUCAÇÃO INFANTIL sempre esteve, mas presente em minha vida, pois, ensinei durante muitos anos estas turminhas do barulho!Jamais vou esquecer estes momentos maravilhosos que vivi e que estão para sempre guardados em meu coração.
Internacionalmente, à educação infantil ou pré-escolar corresponde normalmente o nível 0 definido pela ISCED. Contudo, em alguns sistemas educativos, este tipo de educação pode incluir a que é ministrada a crianças de idade inferior a três anos, portanto a um nível inferior ao do ISCED 0.
A educação infantil ou pré-escolar é ministrada em estabelecimentos educativos de vários tipos como berçários, creches, pré-escolas, jardins de infância, infantários ou jardins-escola.
Origem da educação infantil no Mundo
O modo de lidar com as crianças na idade média era baseado em alguns costumes herdados da Antiguidade. O papel das crianças era definido pelo pai. Os direitos do pai no mundo grego que o pai, além de incluir total controle sobre o filho, incluía também de tirar-lhe a vida, caso o rejeitasse. No mundo germânico, além do poder do pai exercido no seio da família, existia o poder patriarcal, exercido pela dominação política e social. Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo. Sua existência no meio social dependia totalmente da vontade do pai, podendo, no caso das deficientes e das meninas, ser mandadas para prostíbulos em lugar de serem mortas, em outros casos, (as pobres) eram abandonadas ou vendidas. Com a ascensão do cristianismo, o modo de lidar com as crianças mudou, apesar da mudança ter sido um processo lento. Maria Montessori foi uma das precursoras do tema.Educação infantil
Ensino superior __________________________________ |
Internacionalmente, à educação infantil ou pré-escolar corresponde normalmente o nível 0 definido pela ISCED. Contudo, em alguns sistemas educativos, este tipo de educação pode incluir a que é ministrada a crianças de idade inferior a três anos, portanto a um nível inferior ao do ISCED 0.
A educação infantil ou pré-escolar é ministrada em estabelecimentos educativos de vários tipos como berçários, creches, pré-escolas, jardins de infância, infantários ou jardins-escola.
Origem da educação infantil no Mundo
O modo de lidar com as crianças na idade média era baseado em alguns costumes herdados da Antiguidade. O papel das crianças era definido pelo pai. Os direitos do pai no mundo grego que o pai, além de incluir total controle sobre o filho, incluía também de tirar-lhe a vida, caso o rejeitasse. No mundo germânico, além do poder do pai exercido no seio da família, existia o poder patriarcal, exercido pela dominação política e social. Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo. Sua existência no meio social dependia totalmente da vontade do pai, podendo, no caso das deficientes e das meninas, ser mandadas para prostíbulos em lugar de serem mortas, em outros casos, (as pobres) eram abandonadas ou vendidas. Com a ascensão do cristianismo, o modo de lidar com as crianças mudou, apesar da mudança ter sido um processo lento. Maria Montessori foi uma das precursoras do tema.Educação infantil
MIRTHS CAVALCANTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário