sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Saude,exercícios,beleza e cuidados

Cuidado com exercícios físicos


É evidente a importância da realização das atividades físicas na vida de todas as pessoas, independente da idade ou sexo. Até mesmo os idosos estão aderindo à essa prática tão influente na qualidade de vida, e os adolescentes e adultos estão cada vez mais preocupados com a sua saúde, além da estética corporal alcançando o seu tipo físico tão sonhado. Também há quem pratique por distração, terapia, ou simplesmente porque gosta de estar junto de várias pessoas praticando exercícios físicos. Mas é ainda mais importante que os praticantes de qualquer atividade física se atentem aos cuidados que devem ser tomados com o corpo na hora de se exercitar, cuidados esses que podem fazer uma enorme diferença na vida de todos os atletas.
Para os frequentadores de academias de musculação, a utilização dos aparelhos e modo de fazer os exercícios devem ser orientados por um profissional da área, para assim auxiliar em quais são os melhores exercícios para o seu tipo físico ou idade, manter a postura correta é de imensa importância durante a prática, assim evitará problemas de coluna, nas articulações ou lesões pelo corpo. Fazer o movimento certo também é muito importante nas academias, tanto para o corpo quanto para o resultado do exercício para os músculos. Em outras atividades como volei, basquete e futebol, tome cuidado ao se movimentar em campo ou quadra, respeite o limite do corpo, caso sinta tonturas, falta de ar ou qualquer outro sintoma desagradável, faça uma pausa e procure saber o motivo do sintoma. Em caso de artes marciais, mantenha a postura correta, cuidado para não se machucar ao fazer os movimentos, já que é muito comum nessas práticas.
Alimente-se bem alguns minutos antes de iniciar a prática de exercícios, hidrate bastante o corpo antes de iniciar e depois, durante o treino tome pouca água frequentemente, assim evitará a desidratação do corpo, e o suor ajudará a eliminar as toxinas contidas no corpo. Faça alongamentos antes e depois do treino para evitar qualquer tipo de lesão ou dor no dia seguinte, principalmente os iniciantes que não estão acostumados com a prática, é de extrema importância fazer os alongamentos para quem pratica atividades físicas, até mesmo antes de uma caminhada. Para quem permanece muito tempo sob o calor dos raios do sol, não se esqueça do protetor solar e utilize alguma proteção para a cabeça como os bonés e óculos de sol. Use sempre roupas mais leves para qualquer exercícios físico, aquelas que não dificulte ou prejudique os movimentos do corpo, e tênis com um bom amortecedor sendo mais confortável 
FONTE: REVISTA BEM -ESTAR

Nenhum comentário: