sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sir Paul McCartney

Sir Paul McCartney

 

Paul McCartney tornou-se reconhecido mundialmente por ter sido um dos membros da banda de rock britânica The Beatles, com John Lennon, Ringo Starr e George Harrison. Lennon e McCartney formaram uma das mais influentes e bem sucedidas parcerias musicais de todos os tempos. As canções compostas por qualquer um deles, levaria a assinatura Lennon/McCartney. Mas foi o próprio McCartney quem anunciou a dissolução da banda, em 1970 e, um mês depois, lançou seu primeiro disco solo McCartney.Ficou pouco tempo em carreira solo, formando em 1971 ao lado de sua primeira esposa, Linda McCartney, a banda Wings. Após quase uma década de inúmeros sucessos, a banda se desfez quando McCartney foi preso – por oito dias – ao desembarcar no Japão portando maconha.
Após a morte de John Lennon, em dezembro de 1980, Paul ficaria um bom tempo sem pisar num palco, gravando apenas em estúdio. Em abril de 1990, McCartney tocou pela primeira vez no Brasil, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O cantor bateu record de público em apresentação solo com 184 mil pessoas.  Em 1991, lança seu primeiro álbum de música clássica, Liverpool Oratorio. Em 1993, Paul voltou ao Brasil com uma pequena turnê em São Paulo e em Curitiba.
No ano de 1995, Paul McCartney reuniu-se com os ex-Beatles George Harrison e Ringo Starr para a realização de The Beatles Anthology, que inclui documentário, livro biográfico e três CDs duplos com algumas canções inéditas. Em 1997 foi publicada a biografia Many Years From Now, autorizada pelo músico, de autoria do britânico Barry Miles. Sua empresa MPL Communications detém os direitos autorais de mais de três mil canções. McCartney é o único membro dos Beatles a ostentar o título de Sir (equivalente a Cavaleiro do Comandante do Império), honraria que lhe foi concedida pela Rainha em 1997.
Em 1998, Linda McCartney morreria de câncer de mama. Durante esses últimos anos, McCartney realizou espetáculos que entraram para a história. Apresentou-se duas vezes na partida final do Super Bowl (em 2002 e 2005), finalizou o show em comemoração ao Jubileu da Rainha da Inglaterra Party at the Palace, fez o primeiro show da história da canção no Coliseu de Roma, entre outros feitos.
O Guinness Book declarou-o como o compositor musical de maior sucesso da história da música pop mundial de todos os tempos. McCartney teve 29 composições de sua autoria no primeiro lugar das paradas de sucesso dos EUA. Paul é membro honorário e participante ativo das campanhas do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals).
Em 2002, quatro anos após a morte de Linda, Paul se casou com a modelo Heather Mills. Em 2006 começaram a surgir rumores na imprensa de que a união havia chegado ao fim. A modelo foi acusada de ter se casado apenas por dinheiro. Apesar de o casal ter negado o fato publicamente, no ano seguinte eles oficializaram a separação. Um juiz britânico decidiu que McCartney deveria pagar à ex-mulher por 24,3 milhões de libras.
Após 17 anos sem se apresentar no Brasil, ele voltou! No dia 7 de novembro de 2010, Paul McCartney iniciou o show Up and Coming Tour em Porto Alegre, no Estádio Beira Rio. A turnê segue para Buenos Aires, para duas apresentações (10 e 11/11), e retorna ao Brasil para mais dois shows, nos dias 21 e 22 de novembro, no Estádio do Morumbi, em São Paulo.
Nome
Sir James Paul McCartney
Data de nascimento
18/06/1942
Signo
Gêmeos
Atividade
Cantor, compositor, baixista, guitarrista, empresário, produtor musical e cinematográfico
Cidade de nascimento
Liverpool / Inglaterra

 


Paul McCartney
McCartney em Barton, Inglaterra, junho de 2010.



























Assinatura Paul McCartney signature.svg
fonte:wikipédia e revista veja

Nenhum comentário: